quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O celibato, dom de Cristo a sua Igreja




Queridos irmãos, o celibato sacerdotal é um maravilhoso dom de Nosso Senhor Jesus Cristo a sua Igreja. Conhecendo a debilidade e dureza de seus filhos, em sua infinita sabedoria, onipotência e caridade, não fez do celibato uma lei divina, deixou que fosse uma lei eclesiástica. Mas não menos desejada já amada por Ele. O Senhor quer seus sacerdotes célibes, castos, puros e santos. Se não o são, devem sê-lo; e este desejo do Senhor sempre permanecerá na Igreja até o fim dos tempos, como permanecerá Ele. Sempre a debilidade do homem questionou o celibato na Igreja; e sempre os Papas tiveram que impor sua autoridade para resolver o problema. O celibato é inerente à Igreja de Jesus Cristo, não se pode conceber a Igreja católica sem o celibato, como tampouco sem o Santo Sacrifício da Missa.


O celibato, de forma excepcional, nos guia, ajuda, estimula, “empurra”, à fidelidade a Jesus Cristo, à santidade de vida. O sacerdote quando verdadeiramente encontra a Cristo no interior de sua alma, quando chega a entender que está dentro dele para realizar a missão de sacrificador, de sanador, de mestre e guia, de intercessor; quando se encontra com a grandeza e mistério de sua Sagrada Humanidade, com a onipotência de sua inabarcável divindade, com o inefável mistério da Santíssima Trindade, quando em suas mãos tremulantes e pecadoras e frágeis tem tudo, então compreende que sua vida é SÓ CRISTO. Compreende o sacerdote que sua vida é inteiramente para Ele; seus sentimentos, desejos, anelos, aspirações, tudo isso, fica purificado no crisol do celibato, da pureza; pois nada deseja o sacerdote que não seja ser reflexo do mesmo Jesus Cristo, pobre, obediente e casto.
O celibato é a fonte de alegria do sacerdote, é o verdadeiro “companheiro de viagem” em sua vida sacerdotal, que lhe acompanha em todos seus momentos, alentando-o, animando-o, também exigindo-lhe, à santidade. O celibato, de forma única, ensina ao sacerdote a viver constantemente na presença do Senhor, a transformar todos seus atos em atos do Senhor, a não fazer absolutamente nada sem a aprovação do Senhor. Pobres “vasos de barro”, que tanto quis Deus pôr em nossas mãos. Nossa humanidade, nossa vida, deve ser uma oblação constante a Deus, Uno e Trino, primeiramente e essencialmente, no Santo Sacrifício da Missa, e desde ali ao mundo.
Nunca o sacerdote deve render-se a suas debilidades, deve sempre, e em todo momento, querer ascender pelos degraus da caridade; querer e esforçar-se nisso; o que significa viver na presença do Senhor, e fazer dessa presença a norma de sua vida. A constante presença do Senhor nele, lhe ajudará a esquecer-se de si mesmo, de seus gostos mundanos, de seus desejos concupiscentes, de desejar ser reconhecido e apreciado por todos, desejo que tanto dana ao sacerdote, e lhe impede a ascensão na caridade, retendo-o no concupiscente, e impedindo-lhe ascender ao alto.

O celibato é fonte de santidade para o sacerdote, a Igreja e os fiéis. O celibato é a entrega total que faz o sacerdote de si a Cristo na Igreja para o mundo. O celibato é o meio querido por Deus para tornar possível que chegue sua divina Palavra a todos os homens. O celibato faz do sacerdote um homem que o foi e que agora é outro Cristo. A fragilidade do homem não impede a verdade do celibato, isto é, a verdade do sacerdote.
Ordenação de homens casados

Nunca a ordenação de homens casados será uma inspiração do Espírito Santo na Igreja, muito pelo contrário, significará um obstáculo ao Espírito Santo. A ordenação de homens casados será um fechar-se obstinadamente à inspiração do Espírito Santo, que já ao longo dos séculos tem inspirado sua Vontade à Igreja com o celibato. A necessidade de sacerdotes, como motivação da ordenação sacerdotal de homens casados, é uma absoluta falsidade. A necessidade de sacerdotes não se soluciona com a ordenação de homens casados, se soluciona formando sacerdotes santos. Só se persegue um objetivo: acabar com o apreciado dom do celibato na Igreja. Só se conseguirá causar dano ao sacerdócio, obscurecer seu “ser para”, tergiversar a verdade do sacerdócio católico, e terminará sendo a destruição do sacerdócio.


A Igreja de Jesus Cristo é a Igreja do sacerdote célibe. Neste convencimento permaneceremosPor quê? Porque célibe, casto e puro era Nosso Senhor, e assim deve ser o sacerdote, um reflexo de Cristo. Seamos o mesmo Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário