domingo, 11 de dezembro de 2016

Uma meditação para mudar de vida; o Juízo Particular.


Composição do lugar. Mira-te diante do juiz como réu carregado de culpa.


Petição. Ó Jesus! Quando vieres me julgar, não queiras me condenar.

Primeiro ponto. Não seria coisa tão terrível, minha filha o morrer, se após não viesse o juízo que todos haveis de sofrer: juízo rigorosíssimo, porque o juiz será sapientíssimo ...; tudo tem visto e ouvido, sabe de tudo: suas obras, suas ações, seus pensamentos e desejos mais íntimos e ocultos ... Você pode enganar e encobrir coisas do seu Confessor, dos seus pais, seus amigos ...; mas não de Jesus Cristo, Deus e Senhor de sua alma, que vai julgá-lo, queiras ou não.

O Juiz é retíssimo... não poderás fazer bajulação, promessas, lágrimas ...  Arrependimento ... Já passou o tempo da misericórdia...

É santíssimo... Odeia o pecado com ódio infinito, e tem poder infinito para puni-lo... Oh infeliz de mim que tantos pecados cometi, e não sei se estou perdoado! Oh Jesus meu! Será para mim Jesus ou Juiz? ... Quando vieres, oh meu Jesus, para me julgar, não queiras me condenar!


Segundo ponto. O exame será rigorosíssimo... Pensamentos, palavras ociosas, obras, distrações, vanidades que agora não faz caso, tudo será pesado na balança da Justiça Divina... o mal que tem feito, o pouco de bom, e até mesmo imperfeições com que se tem feito, o pouco de bom que paraste de fazer ...; as graças, as inspirações, todos os benefícios naturais e sobrenaturais que não souberdes agradecer ...; de tudo se pedirá estrita conta... Meu Deus! Pecadora sou! Quem será salvo, pois, se  o justo apenas poderá subsistir na sua presença? Quando vieres, ó meu Jesus, para me julgar, não queira me condenar!

Terceiro ponto. Que sentença te tocará, minha filha? Uma das duas: Vinde, bendita! ou Vai-te maldita! ... Meu Deus! e não há remédio? Não há outra alternativa? Será que vou ser sua filha abençoada para sempre, ou reprovada eternamente? ... Se morresses agora, o que iria ouvir como sentença? ... Examine ...

Porque será irrevogável então; e refletir bem, Jesus Cristo não fará senão ratificar a sentença que você escreve agora com sua vida e rubricará com sua morte... Em tua mão está...; Depende de ti o ouvir favorável ... E pode ser que hoje, neste exato momento, Deus vos chame a este juízo ... O que fará então? O que deve fazer? Resolve agora mesmo, e converte-se a Jesus, que é o teu Salvador.

Ó Maria, Mãe de misericórdia, seja naquela hora minha advogada... Meu Pai São José, patrono dos moribundos, dai-me uma morte feliz ... Santa Madre Teresa de Jesus, intercedei para que Jesus me olhe com olhos amorosos quando eu chegar a sua presença ... Oh Jesus, que agora é meu Salvador e um dia será meu Juiz: por Maria, José, Teresa de Jesus, quando vieres me julgar, não queira me condenar. Salva-me.

Pai Nosso e a oração final.

Fruto. Farei exame todos os dias à noite, dos meus pecados e pedirei perdão a Deus de todo o meu coração, rezando o ato de contrição, confessando o mais rapidamente possível se por desgraça, venha cometer um pecado mortal. Sempre que me confesso, será, pelo menos, uma vez por mês, vou lembrar do meu julgamento para fazer minha confissão frutuosamente.


Fonte: Adelante la fé – Una meditación para cambiar tu vida: El Juicio particular




Nenhum comentário:

Postar um comentário