sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Os Novíssimos (o purgatório)

purgatorio-leeme



O Purgatório é um lugar de expiação pelas almas daqueles que, embora eles morreram na graça de Deus, não satisfizeram plenamente a justiça divina.
Quem vai para o purgatório? 1) Aqueles que morrem com pecados veniais. 2) Aqueles que não tiveram nesta vida a pena temporal merecida pelos seus pecados. Com boa confissão se perdoa as culpas graves e a punição eterna, o inferno, mas nem sempre é perdoada da pena temporal. Deus, perdoando o pecado mortal, ordinariamente comuta a pena eterna em uma temporal a ser pago nesta vida com boa Penitência e boas obras, ou no Purgatório.



Existência do Purgatório.


Negam a existência do purgatório, protestantes e outros hereges. Afirmamos a sua existência com os seguintes argumentos:

Provas de fé. - 1) No livro de Macabeus, lemos que, depois de uma batalha, Judas Macabeus mandou à Jerusalém doze mil dracmas de prata que se ofereciam sacrifícios pelos pecados daqueles que morreram em combate. Este argumento mostra que, mesmo após a morte aqueles soldados tinham penas a expiar. Sem pena eterna, porque no Inferno não há redenção; então ali se refere à pena temporal, ou Purgatório.

No escrito seguinte disse o mesmo autor inspirado: é, portanto, obra santa e saudável orar pelos mortos, para que sejam livre de seus pecados.
Protestantes que rejeitam o dogma do purgatório, removeram da Bíblia esta passagem dos Macabeus, acusando-a de não ser inspirada; mas os judeus e os cristãos não duvidam de sua inspiração.

2) O testemunho de Jesus Cristo. - Falando de pecados contra o Espírito Santo diz não ser perdoado nem neste mundo nem no outro. Com estas palavras, implica que há pecados que são remidos na outra vida, e, portanto, existe um lugar onde se purifica, nomeadamente Purgatório.

Provas pela razão - Muitos morrem na graça de Deus, mas sem ter a justiça divina satisfeita inteiramente à alma manchada pelos pecados veniais. Estas almas não podem ir para o inferno porque eles são amigos de Deus; nem eles podem ir para a glória, porque está escrito, não entrará nenhuma coisa contaminada. (Apoc. 21, 27). Logo é forçoso que antes de ir para o Céu passem um tempo num lugar de expiação; portanto, deve-se admitir o Purgatório.


Penas.


Elas são de dois tipos:

l) a pena do dano, que consiste na privação da visão de Deus: é a maior dor das almas benditas.

2) A pena do sentido, que é o tormento do fogo cuja intensidade é igual ao do Inferno. O mesmo fogo, diz um Santo, atormenta os justos e os réprobos.

As almas sofrem estes tormentos com maior resignação; ao ver-se manchada com o pecado, elas têm vergonha de comparecer perante a presença de Deus e de seus bem aventurados e voluntariamente se imergem nessas chamas.

Quanto tempo dura essas sanções? - Não é o mesmo para todas as almas, depende do número e gravidade de suas faltas (veniais) de maior ou menor penitência feita durante a vida pela satisfação de seus pecados, dos sofrimentos que eles passaram, etc.


Como podemos aliviar as almas do Purgatório.


Podemos aliviar as almas bem aventuradas com orações, indulgências e outras boas obras, mas sobretudo com a Santa Missa.

Chamam-se sufrágios as boas obras feitas em favor das almas benditas do Purgatório; estes sufrágios são as únicas formas de súplicas que a justiça divina aceita na medida em que achar conveniente; portanto, uma alma nem sempre obtêm infalivelmente todos os efeitos dos sufrágios aplicados a ela especialmente. Em nenhum caso os sufrágios são inúteis, porque se Deus não os aplica a uma alma, aplica-se a outra.

A devoção às santas almas  é muito útil porque faz praticar muito boas obras, causa grande gozo no céu e ajuda em grande maneira a conseguir a salvação daqueles que praticam esta devoção: O nosso próprio interesse deve, portanto, encorajar-nos a aliviar estas almas. Na mesma medida que nos interessamos por elas, se interessaram os homens por nós quando estivermos naquele ardentíssimo fogo de que muito poucos se livram.


Indulgências.


Indulgências são a remissão da pena temporal devida pelos nossos pecados, que nos dá a Igreja fora do sacramento da penitência.



Fonte: Adelante la Fe: Los Novísimos (el Purgatorio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário