segunda-feira, 21 de março de 2016

Efésios ensina realmente a Sola Fide ?


Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. (São Tiago 2,17)


Um dos textos de prova que os protestantes costumam citar para defender a sua doutrina de sola fide, que somos justificados somente pela fé é Efésios 2: 8-9. Isto é como se lê nas Escrituras:

“Pois sois salvos salvos mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

A questão da justificação é, certamente, muito extensa e complexa, tem um monte de nuances, e envolve um grande número de textos da Escritura; portanto, para esta publicação, vou limitar-me a este texto em Efésios e mostrar: (1) que não é o suficiente como um texto de prova para estabelecer sola fide; (2) que é totalmente consistente com a visão católica da justificação, tal como desenvolvido no Concílio de Trento. Em outras palavras, os protestantes não devem continuar mencionando-o como se os católicos não tivesse conhecimento deste versículos e se sintam inquietos ou desmentidos por ele.

Na verdade, um grande problema com a abordagem dos textos da Bíblia, é que é fácil de encontrar versos que poderiam ser mencionados para tentar provar algo muito diferente. Por exemplo, 1 Pedro 3, 21 diz: “ o batismo nos salva”. São Tiago 2, 24 notas: “Com as obras  o homem  é justificado e não somente com a fé”. Ninguém lê esses textos e tenta estabelecer uma doutrina da justificação somente pela batismo, ou por obras. Da mesma forma, também é falsa a leitura de Efésios 2: 8-9 como se estivesse ensinando só a fé. Se você testar um texto desta forma - de passagens isoladas de todo o testemunho das Escrituras sem mencionar que são isolados até mesmo de seu próprio contexto – isso causará grande equívocos.

Os católicos são frequentemente acusados ​​de crer na obra de salvação - que pode ajudar no seu caminho para o céu, que seus trabalhos pode ganhar-te a salvação. Mas, na verdade, essas ideias foram condenadas como heresia no Concílio de Trento. (Elas foram condenados muito antes na história da Igreja também, no Concílio de Cartago e no Concílio de Éfeso. O decreto de Trento sobre a justificação pode ser encontrada aqui).


Canon 1. Se alguém disser que o homem pode ser justificado diante de Deus por seu próprio trabalho, seja por suas próprias forças naturais ou por meio do ensino da lei, sem a graça divina ou por meio de Jesus Cristo, seja anátema.

É somente pela graça divina através de Jesus Cristo que somos capazes de praticar boas ações. E Trento também diz que a justificação só começa a partir  da graça predisposta de Deus, que nos chama, sem mérito em si mesmo (Cap. 5). Então, quando São Paulo escreve aos Efésios: “Por termos sido salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”, que é inteiramente coerente com os ensinamentos da Igreja em Trento.

Mas a justificação na compreensão católica, não começa e termina aí. É um processo que pode ser dividido nas seguintes fases:


• Justificação inicial, que ocorre na conversão à fé cristã.
Contínua justificação que ocorre quando uma pessoa cresce na fé, nas boas obras e na retidão.
Justificação final, que ocorre no julgamento final no último dia.

(Esta é a razão pela qual a resposta correta para a pergunta “Você está salvo?” É. “Eu fui salvo; eu estou sendo salvo; eu espero de ser salvo” É um processo, Paulo diz em Filipenses 2, 12 “trabalhar para vossa salvação com temor e tremor”).

As obras (ou seja, obras de caridade, não obras da lei) têm um papel necessário na nossa  justificação contínua – por elas crescemos em justiça – mas elas não nos ganham, de nenhuma forma a salvação: de qualquer maneira: esta não é a doutrina católica, nós não trabalhamos o nosso caminho para o céu.

E assim, quando Paulo diz aos Efésios que somos salvos pela graça e não pelas obras se entende adequadamente que está falando sobre a nossa justificação inicial. Para ver que isto é assim, é necessário voltar alguns versos em Efésios 2, 1 e ler o contexto completo.

Também vós estavam mortos pelos delitos e pecados, nos quais em outros tempos andavam de acordo com o curso deste mundo,  conforme o príncipe da autoridade dos ares, do espírito que agora opera nos filhos da incredulidade. Entre eles vivíamos também nós em um momento de acordo com os desejos da nossa carne e dos nossos pensamentos; assim que nós éramos por natureza filhos da ira, como os outros. Mas Deus, que é rico em misericórdia, por causa do grande amor daquele que nos amou quando ainda estávamos mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo - de graça fomos salvos, e, juntamente com Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos céus em Cristo Jesus, para que, nos séculos vindouros a superabundante riqueza da sua graça mediante a bondade que teve para conosco em Cristo Jesus. Porque havieis sido salvos gratuitamente mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; Não vem das obras para que ninguém se glorie.

Paulo aqui está falando do tempo antes de nossa conversão, quando ainda estávamos mortos em nossos pecados. Naquela época, Deus através de Sua graça nos dá a vida em Cristo, sem qualquer mérito ou trabalho da nossa parte. Isso é o que o Concílio de Trento ensina:

O Santo Concílio declara em primeiro lugar, que, para uma compreensão correta e clara da doutrina da justificação, é necessário que cada um reconheça e confesse que desde que todos os homens tinham perdido a sua inocência na prevaricação de Adão, tendo-se tornado impuros, e, como diz o Apóstolo, por natureza filhos da ira, como foi estabelecido no decreto sobre o pecado original, que até agora estávamos escravos do pecado,e sob o poder do diabo e da morte, que não só os gentios pela força da natureza, mas nem mesmo os judeus pela própria letra da lei de Moisés, eles foram capazes de ser libertado ou de elevar-se daí, apesar do livre arbítrio, debilitados como eles estavam em seus poderes e curvados em declínio, de nenhuma maneira foi extinto neles. (Cap. 1)

Neste capítulo (e o seguinte imediato) falam  do estágio preciso na vida cristã que Paulo está se dirigindo. Mas a justificação não termina aí, só começa ali. E mencionando texto de Efésios 2:8-9 como se fosse um texto de prova para a sola fide não deve ignorar o versículo 10:

Somos obras suas criados (novamente) em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que façamos.

As boas obras são para que a graça de Deus nos salve. É apenas por compreenção da justificação como um processo, não um evento de uma vez por todas, podemos conciliar Efésios 2 com Romanos 3, São Tiago 2, com 1 Pedro 3. Quando São Tiago 2, 24 nos diz que somos salvos pelas obras, e não somente pela fé, Tiago está falando sobre a nossa justificação continuada após a conversão inicial: seu tema é o crescimento na justiça.

Somos salvos pela fé, somos salvos pela graça, somos salvos através do batismo, somos salvos pelas obras, mas nós não estamos salvos por qualquer um deles sozinho. Efésios 2 nos dá apenas uma parte da obra, e, por essa razão não é um texto-prova para sola fide.

Fonte: National Catholic Register - Does Ephesians 2:8-9 Really Teach Sola Fide?


Nenhum comentário:

Postar um comentário