domingo, 14 de junho de 2015

A espada de Maria << a maior dos mártires>>


O texto mostra de forma clara na narração do Evangelho de São Lucas, 2, 34-35, a indissolubilidade entre os corações de Jesus e Maria, logo, o descarte de Maria Santíssima do plano da salvação humana é uma loucura típica dos hereges.

 

A salvação do mundo exigiu sangue inocente; Jesus se ofereceu ao Pai, uma vez que era o único inocente livre de todo pecado. Seu sacrifício a Deus não supões reparação de pecados próprios que Deus não poderia ter. Mas, a que preço? O Livro de Isaías descreve o preço da Redenção que o Messias iria pagar como o Servo Sofredor de Deus (Is 53, 3-5).

Simeão profetizou que Maria iria sofrer um martírio espiritual. Ele disse a ela que o menino Jesus estava destinado a ser rejeitado, e que uma espada haveria de trespassar o coração de Maria. A dor não é desgraça quando entra no plano divino; e a Virgem Maria, a manifestação mais clara da sua vocação ao sofrimento é um raio de luz e calor que injeta segurança aos seus passos.
Escuta a Simeão, não como um adivinho, mas como um profeta enviado por Deus para lhe revelar qual seria o seu destino.

A simbologia católica representa o Coração de Maria com o vermelho, como o Sagrado Coração de Jesus, atravessado pela espada, e rodeada por uma coroa de espinhos. São as dores que ela sofreu junto com a paixão de seu Filho divino. Do coração brota uma chama.
É o coração ardente de Nossa Senhora por Deus.

O sofrimento de amor do Coração de Maria perfurado com uma espada de dores por homens que amaram mais as trevas do que a luz  (Lc 2, 35 e João 3, 19) tem desempenhado, assim, um papel decisivo na sua passagem das trevas do ódio à luz do amor; da morte para a vida (cf. 1 Jo 2, 9 e 3, 14).

No Calvário está a aquisição, a acumulação de mérito, a própria Redenção causada pela morte de Jesus. No entanto, como a morte de Jesus era necessária, tendo Deus querido assim para salvar o mundo, assim, a presença de Maria, que assistiu esta morte, que a aceitou e ofereceu a Deus para a salvação do mundo, era necessário que Maria fosse efetivamente corredentora e nos gerasse para a vida da graça: Estava de pé junto à Cruz, oprimida pelo terror mais intenso ao pecado, mas feliz por seu filho se imolava para a salvação da humanidade, e participando de tal maneira das dores d’Ele, que teria sido infinitamente preferível se tivesse sido possível, ela mesma se submeter aos tormentos que Jesus era vítima.

O Coração de Maria, escreveu São Lourenço Justiniano, foi concebido como um espelho claro da Paixão de Cristo e uma imagem perfeita de sua morte.

O capítulo 19 do Evangelho de João, e o 12 de Apocalipse emendados referem-se à maternidade de Maria Santíssima sobre os fiéis penetrando no contexto do sofrimento. Suas dores de parto em que dá a luz mística e espiritual a cada um de nós ao pé da cruz.
A mulher do Apocalipse é a mulher ao pé da cruz.

Nossa Senhora disse à Irmã Lúcia em 10 de dezembro de 1925: "Olha, minha filha o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos me perfuram constantemente através de blasfêmias e ingratidões. Você, pelo menos, tenta me consolar e diga a todos os que por cinco meses, no primeiro sábado, confessar, receber a Sagrada Comunhão, recitar o Rosário e me fazer companhia durante 15 minutos meditando nos mistérios do Rosário com a intenção de desagravar-me, prometo lhes assistir na hora da morte com as graças necessárias para a salvação. "

Na carta escrita pela vidente Lúcia de Fátima ao Procurador  da Causa para Beatificação de seus dois primos, Jacinta e Francisco, hoje Beatos, há algo aterrorizante nas manifestações: o rancor, o ódio de Satanás contra os sacerdotes e religiosas pela influência benéfica que podem ter sobre a conversão das almas.
Vejamos estas três advertências dramáticas:

1º: Alguns sacerdotes, esquecidos da sua vocação, arrastarão muitas almas à condenação.

2: O diabo ataca seriamente as almas consagradas a Deus.
Ele sabe que perde-los, também é perdido muitas outras almas.

3: Muitos daqueles que acreditam que seguir os caminhos da perfeição, não fazem caso algum das revelações de Maria Santíssima em Fátima a três pastorinhos e levam uma vida de acordo com os seus caprichos.

Essas espadas transpassam o coração materno de Maria.
Será que os sacerdotes não são seus filhos prediletos?

São Bernardo, sob  forma de oração disse: Querida e Santa Mãe, certamente seu coração foi transpassado por uma espada. A lança usada pelo soldado romano não poderia perfurar o corpo de seu filho sem perfurar seu coração. Após a morte de Jesus, a lança cruel impiedosamente perfurou o lado de nosso Senhor. Jesus já estava morto, não sentiu dor ... É apropriado que se diga que sois vós a maior dos mártires.

Continua por escrever em nossos corações um amor contrito ao Imaculado Coração de Maria. Que esse amor possa ser expresso a cada dia com tais mostras de amor e virtude, que, quando estivermos diante de Deus no último dia para sermos julgados, possamos ouvir as palavras mais reconfortantes, garantias da nossa salvação eterna: eu ouvi minha Mãe falar vós.





Fonte: Adelante la Fé - La espada de María, «la más grande de las mártires»








Nenhum comentário:

Postar um comentário