terça-feira, 7 de agosto de 2012

A Igreja fraudou o sábado?






A seita dos Adventista do Sétimo Dia  acusa a Igreja Católica de fraudar o dia de descanso de sábado para domingo, já que no Decálogo está escrito no terceiro mandamento, originalmente: "Lembra-te de santificar o dia de sábado"; porém, tais seitas, por levar a palavra em seu sentido literal, acabam distorcendo as Escrituras para acusar a Igreja.
Sábado é um termo hebraico que, em vernáculo, quer dizer cessação de trabalho. Por isso, sabadear significa parar para descansar. Através dessa significação, o "sétimo dia" veio a chamar-se sábado, porquanto "Deus", depois de concluir e aperfeiçoar o mundo universo, "descansou de toda obra que tinha feito"(Gn 2,2). E por tal nome é que o Senhor chama esse dia no Êxodo (Ex 20,10).

Mais tarde devido a importância, designou-se com o mesmo nome não só o sétimo dia, mas também a semana inteira. Nesse sentido, declarava o fariseu no evangelho de São Lucas: Eu jejuo duas vezes aos sábados (Lc 18,2).

Pela Sagrada Escritura, a santificação do sábado está em largar os interesses temporais, conforme as palavras: "Nenhuma obra farás" (Ex 20,10).

Esta não é, todavia, a sua única significação. No mesmo lugar, porém, se acrescenta: "para santificares", mostrando esta expressão, que o dia de sábado é de carater religioso, consagrado ao culto divino e excercício da Religião.

Instituição do Dia do Senhor
A Igreja de Deus, porém, achou conveniente transferir para o domingo a solene celebração do sábado. Assim como nesse dia começou a brilhar a luz para o mundo universo (Gn 1,3), assim também nossas vidas foi retirada das trevas para a luz, em virtude da Ressurreição de Nosso Salvador, realizada naquele mesmo dia, e que nos franqueou os umbrais da vida eterna. Por isso, quiseram os Apóstolos fosse ele chamado "domingo"(Dia do Senhor; do latim "dies Dominicus").


O texto dos Atos dos Apóstolos, lê-se que os cristãos se reuniam no primeiro dia da semana: "No primeiro dia da semana, tendo-nos nós reunidos para a fração do pão(...) (At, 20, 7). No apocalipse, São João já menciona o "Dia do Senhor" (Ap 1,10), e o apóstolo determina que se façam as coletas no "primeiro dia após o sábado" (ICor 16,2), que é o dia de domingo. Isso nos dá a entender que já se santificava o dia de Domingo.

Catecismo Romano.